calendário iluminado


segunda-feira, 25 de maio de 2009

“Informática, Educação e suas perspectivas”

Segundo Paulo Freire, o homem é um ser inacabado e inconcluso, e que por isso se educa a todo momento na relação com o outro. Sendo assim, fica fácil pensar a Educação como um processo contínuo e que acontece em qualquer lugar. Não exclusivamente o espaço da sala de aula que possibilitará uma educação de qualidade. É preciso pensar uma educação que ultrapasse os limites da sala de aula ou dos muros da escola, e isso reflete nas informações que só a escola alheia ao mundo não consegue abarcar e propagar.

É pensando dessa maneira, que hoje, todo educador não pode mais pensar em criar resistência à utilização do computador como um instrumento que poderá contribuir para a melhoria do processo ensino aprendizagem, pois a partir do momento que as ciências estão cada vez mais se especializando a um ramo do saber, é preciso buscar de forma cada vez mais intensa o conhecimento que a cada dia se modifica numa velocidade impressionante. Logo os computadores conectados em rede irão servir como suportes para troca, produção e armazenamentos de informações, pois os mesmos são instrumentos de comunicação interativa capazes de aumentar e modificar uma boa parte da capacidade cognitiva do homem.

A informática no sistema educacional possibilita uma dinamicidade no alcance das informações, pois a mesma transforma o ato de organizar a informação e espalhar o conhecimento. Mas para que isso ocorra de maneira positiva é necessário a formação e participação do professor como facilitador nessa mediação entre a sala de aula e o computador.


Um comentário:

  1. Gostei do seu texto e concordo com a sua opinião, tanto no que se refere ao educador estar apto para essas mudanças quanto ao reconhecimento da importância do uso computador em sala de aula

    ResponderExcluir

blogconta